Os Revestimentos
O PVD

O PVD – Physical Vapor Deposition – (Sputtering, Arco) é uma tecnologia utilizada para a deposição de filmes metálicos finos sobre diveros tipos de substratos. O processo é realizado, sob vácuo, aonde os metais a serem depositados ( tais como zircônio, titânio, cromo ) são evaporados. Graças a energia cinética e ao diferencial de potencial aplicado sobre a peça a ser recoberta, os íons metálicos são atraídos para a superfúcie do objeto a ser recoberto, onde se condensam, juntamente com um gás de processo, formando o revestimento desejado.

O PVD é particularmente indicado para aqueles produtos inovadores e de qualidade que necessitam atender elevados padrões tribológicos ( resistência a abrasão, ao risco, a corrosão, dureza superficial, etc ) e permite ainda obter uma vasta gama de cores. Os revestimentos PVD subdividem-se tipicamente em PVD TÉCNICO e PVD DECORATIVO.

pvd técnico / pvd decorativo

o pecvd

O PECVD – Plasma Enhanced Chemical Vapour Deposition – é uma outra tecnologia utilizada para a deposição de filmes finos a vácuo. Diferentemente do processo PVD, onde o metal a ser depositado é fornecido por um alvo sólido, no PECVD o material a ser depositado é proveniente de um gás de processo, disponível dentro da câmara de vácuo no estado de plasma.

O exemplo típico de revestimento obtido pela tecnologia PECVD é o DLC, acrônimo de, Diamond Like Carbon.

O DLC é um revestimento inovador, baseado no Carbono, e com uma elevada quantidade de ligações sp3 (diamante), utilizado em diversas aplicações, com o objetivo de aumentar a resistência a abrasão. Adicionalmente destacam-se também dureza, baixo coeficiente de atrito e alta performance em ambientes agressivos. Existem diversos tipos de DLC, em função da aplicação desejada.

A tecnologia

A tecnologia adotada pela P&P atende aos sempre crescentes e mais elevados critérios de modernidade e eficiência, garantindo uma operação simples e econômica.

A experiência adquirida ao longo dos anos, tanto no projeto e construção quanto na operação dos equipamentos próprios, permitiu o desenvolvimento de um know-how para uma vasta gama de aplicações industriais.

Graças a grande flexibilidade dos equipamentos é possúvel integrar e otimizar diversas tecnologias de deposição, de acordo com as especificações do revestimento e conforme as necessidades do Cliente.

A seguir algumas das tecnologias mais utilizadas:

O processo por arco catódico é o mais utilizado atualmente para as deposições PVD. Em tal processo, o arco catódico move-se sobre a superfície do metal sólido utilizado, provocando a evaporação do mesmo. O metal evaporado combina-se com o gás de processo formando o filme fino depositado. Existem dois tipos de CAE: standard ou steered.

Estrutura de pesquisa

A pesquisa é de importância fundamental para permitir as inovações tecnologicas e a preservação de uma posição competitiva no mercado global. Por este motivo, P&P investe dia após dia para mantê-la e utiliza uma cadeia de colaboração com universidades e entidades de pesquisa, tanto no território nacional, quanto no internacional, visando incorporar e desenvolver todas as possíveis inovações.

3 laboratórios dedicados estudam constantemente as diversas fases do processo para uma otimização e aprimoramento da tecnologia utilizada e consequentemente do desempenho técnico dos substratos.

Laboratório de Engenharia
&
Laboratório de Processo.

Dentro do laboratório de Engenharia, engenheiros e técnicos especializados estudam e projetam soluções inovadoras, tanto para projetos especúficos quanto para projetos de aplicação interna ou em colaboração com os próprios Clientes. Sucessivamente o laboratório de Processo, com forte colaboração, otimiza os processos produtivos de forma a fornecer soluções completas.

Os laboratórios estão equipados com dois equipamentos PVD / PECVD extremamente versáteis e Flexíveis, aptos a serem integrados e facilmente modificados, visando atender as diversas exigências típicas das atividades de pesquisa. Completam a estrutura de pesquisa, um equipamento de pré-tratamento e uma ampla gama de instrumentos para a caracterização e controle da qualidade dos filmes depositados.

coating
lab.

Dentro do Coating lab, uma equipe dedicada estuda a estrutura e o comportamento dos revestimentos ao longo do tempo. Ensaios técnicos para o estudo e verificação da qualidade e das características dos revestimentos são parte integrante das atividades do laboratório. Graças as múltiplas atividades desenvolvidas, é possúvel garantir melhoras tangúveis, dia após dia, tanto no desempenho, quanto na eficiência dos processos.

Serviços aos clientes

A assistência técnica prestada aos nossos Clientes representa uma das prioridades da P&P. De fato, um time de especialistas acompanha o cliente em cada fase do processo. Os serviços prestados são numerosos:

DIVISãO
DE
EQUIPAMENTOS:
  • Treinamento de operadores e equipe de manutenção
  • Instalação/modificações de equipamentos
  • Manutenção preventiva ou sob demanda
  • Fornecimento de peças de reposição
  • Assistência na sede do cliente
  • Desenvolvimento e otimização de processos “sob medida”
  • Caracterização de depósitos
  • Outras tecnologias de suporte
DIVISãO
DE
REVESTIMENTOS:
  • Preparação de amostras
  • Estudo de revestimentos únicos e personalizados
  • Controle certificado da qualidade
  • Ensaios de laboratório personalizáveis
contatos
Rua José Augusto dos Santos, 108 - Edifício Olimpus Offices / sala 308 - São José dos Campos - São Paulo - 12.230-085 - Tel. +55 (12) 9 9664-0224